INFANTIL E 1º ANO

Proposta pedagógica da Educação Infantil
A Educação Infantil tem como propósito integrar os/as alunos/as à cultura do grupo ao qual pertencem através do acesso ao legado culturalmente construído favorecendo o desenvolvimento de uma postura crítica em relação a esses saberes. O nosso currículo da Educação Infantil se organiza por áreas de conhecimento a fim de proporcionar o desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras, afetivas, intelectuais e sociais dos alunos ampliando sua perspectiva de visão de mundo. São estabelecidas anualmente as habilidades a serem desenvolvidas nas diferentes fases da Educação Infantil por meio das modalidades: sequência de atividades, atividades permanentes, atividades ocasionais e projetos, de forma a articular as experiências e os saberes dos alunos com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico da sociedade. Além disso, as salas de aula são organizadas em grupos e espaços com propostas diversificadas chamadas de “cantos”, com diferentes materiais, jogos, brinquedos. Esses permitirem às crianças fazerem escolhas como também de maneira lúdica e significativa para explorar diversos materiais e espaços, representando diferentes papéis, interagindo, vivenciando novas descobertas.


O trabalho com as diferentes áreas de conhecimento
Na Educação Infantil faz-se necessário considerar as múltiplas linguagens e as diferentes formas de representação. Desta forma, o trabalho se organiza em âmbitos de experiência inter-relacionados entre as diversas áreas de conhecimento.

Linguagem: envolvendo a linguagem oral, seja na língua materna ou numa segunda língua como inglês; a reflexão sobre o sistema de escrita por meio de práticas sociais de leitura e escritas; as atividades de expressão artística envolvendo artes visuais e música, expressão corporal e atividades físicas favorecendo a consciência corporal.

Matemática: envolvendo reflexões sobre sistema de numeração, grandezas e medidas, Espaço e Forma e resolução de situações problema ( a partir de estratégias pessoais, cálculos e operações) em situações contextualizadas com o cotidiano das crianças.

Natureza e sociedade: envolvendo as áreas de ciências sociais e ciências humanas, tecnologia e robótica, possibilitando o desenvolvimento do pensamento científico e da noção de tempo histórico.

Ensino Religioso: possibilita o desenvolvimento integral e qualitativo do ser humano ressaltando os princípios e valores éticos cristãos.

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